Para adquirir nossos folhetos e demais materiais para palestras







Movimento em Defesa da Vida da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Notícias

Peru: maior evento público em defesa da vida na América do Sul


Em 22/03/2014, aconteceu a III Marcha pela Vida na cidade de Lima, Peru, com a participação de mais de 250 mil pessoas, o que fez daquela manifestação o maior evento público em defesa da vida já realizado na América do Sul. A multidão seguiu pelas avenidas Brasil e Javier Prado, ao longo de quarenta quarteirões, para comemorar o Dia do Nascituro. Em 25/03/2014, outro grande evento pró-vida: a VIII Grande Caminhada pela Vida, pela Família e pela Juventude, em Arequipa, com a participação de mais de 100 mil pessoas.

No Peru, o aborto é ilegal, mas não é punido em caso de risco de vida da mãe, o que é cada vez mais raro e, quando acontece, o que se deve fazer é preservar tanto a vida da mãe quanto a da criança. Em 2009, o uso da pílula do dia seguinte foi descriminalizado. Desde então, grupos que trabalham em defesa da vida têm esforçado-se para tentar mudar a legislação e também para impedir outras ameaças à vida.

        
voltar à página Notícias

Ser contra o abortamento provocado de bebês no ventre materno é uma questão ética, já que todos os seres humanos, independentemente da sua idade, ou de qualquer outra condição, têm a mesma dignidade de pessoa humana. É também uma questão científica, visto que há décadas a Ciência afirma que a vida humana começa no momento da concepção, com a primeira célula, o zigoto. É, ainda, uma questão jurídica, uma vez que todo ser humano tem, como o primeiro dos direitos, o direito natural à vida, da concepção até a morte natural. Finalmente, é uma questão também religiosa porque cada um de nós tem, acima de tudo, a dignidade sobrenatural de filho ou filha de Deus.